terça-feira, 23 de agosto de 2011

fHist em Diamantina

     O período é o da mineração na principal colônia de Portugal, o Brasil. Século XVIII. O apogeu da extração de metais e pedras preciosas no Brasil foi entre os anos de 1750 e 1770, na região onde atualmente se encontra o estado de Minas Gerais.
    A atual cidade de Diamantina, como o próprio nome já indica, era um território rico em diamantes. Conhecida inicialmente como Arraial do Tijuco, ou Tejuco, a cidade emancipou-se do município do Serro, em 1831. O período em questão se foi, muitos capítulos se sucederam na História do Brasil e, quase três séculos depois, a cidade de Diamantina, detentora do título de Patrimônio Histórico Nacional, pelo IPHAN, e tombada pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade tem como principal atividade econômica o turismo histórico.
    E é justamente nesse contexto que Diamantina sediará, entre os dias 8 e 12 de outubro de 2011, a primeira edição do fHist (festival de História), com inúmeras atrações, que vão desde tendas de historiadores e jornalistas, sessões de cinema no teatro da cidade, passeios pelos pontos turísticos e históricos, oficinas de História, vesperatas, concertos, performances de época, até participações especiais de personalidades ligadas à História, como o historiador Boris Fausto, Eduardo Bueno, escritor e jornalista, atualmente no History Channel, dentre outras.
    Para você que é um profissional de História, ou mero apreciador da História do Brasil, vale a pena vencer a distância e conferir, em Diamantina, outubro de 2011, o primeiro fHist!!
    Confira o lançamento do fHist, no vídeo abaixo!!



   

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...